Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diogo Limão

Coaching & Recursos Humanos

[PT] Business Week 2016 - resumo

Está a ler a versão portuguesa deste artigo. Se estiver interessado na versão inglesa clique aqui.

You are reading the Portuguese version of this article. If you are interested in the English version click here.

artigo business week pt.png

 

Terminou no dia 28 de novembro uma das melhores semanas da minha vida, tanto pessoal como académica: a 11ª Edição da Business Week em Setúbal, uma semana dedicada ao empreendedorismo, que trouxe como combustível a vontade dos alunos das escolas participantes em ser empreendedores, na área do Turismo e Hospitalidade.

 

A Business Week é uma atividade que tem a sua duração durante cinco dias e, nesta semana, teve lugar na minha Escola Superior. Estiveram a participar cinco Escolas internacionais, da área das Ciências Empresariais*, onde o objetivo dos alunos participantes, agrupados em equipas de trabalho, era construir um plano de negócios. No final de todo o processo criativo e estratégico -- passando desde o brainstorming até à criação e como iria ser, na prática, todo aquele negócio que teria nascido de uma ideia original e inovadora, tanto para o panorama empresarial português como para os panoramas dos respetivos paises dos quais os alunos estrangeiros eram oriundos -- as melhores ideias de negócio seriam avalidas pelo juri -- composto pelos professores das diferentes Escolas. Tivemos, no segundo dia, a oportunidade de visitar dois negócios da área de Setúbal, nomeadamente a Quinta do Alcube e a Biovilla.

O lema do final da semana foi "work hard, play harder" (em português irá significar "trabalha muito, diverte-te mais ainda"): tendo tido direito a um magnifico Jantar de Gala na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. A língua oficial, nestes últimos dias, foi o inglês.

 

O meu papel nestes dias de crescimento pessoal, tanto meu como de todos os participantes -- quero acreditar --, foi de tutor. Um tutor, nestas circustâncias, tem o papel de assegurar que as atividades são cumpridas, a par com a atuação dos professores responsáveis (Professora Teresa Costa e respetiva equipa), ao mesmo tempo que esclarece questões que possam surgir nos temas de cada uma das etapas do processo empreendedor seguido (criação da ideia; escolha do logótipo e nome do projeto; plano de negócios). Aqui, na minha opinião, o tutor ideal será aquele que, para além de cumprir as suas tarefas pressupostas, deverá desafiar as equipas a serem melhores, acreditando plenamente que o melhor de cada um deles será o fator que irá fazer a diferença no final de cada etapa; será aquela pessoa que procura caminhar ao lado de cada membro, mesmo estando a olhar externamente para cada problema que surge; E, acima de tudo, procura integrar individualmente cada um dos participantes, de forma incondicional, em todas as atividades programadas e não programadas da semana. Foi esse o meu objetivo, acreditando eu, que o atingi.

 

Pessoalmente, posso dizer, que esta experiência foi transformadora: desfez algumas das crenças limitadoras que tinha; desenvolveu competências e pensamento estratégico; apliquei a lingua inglesa. E, muito importante, tomei contacto com realidades tão diferentes na forma de ver a Gestão e as organizações! 

 

Preciso de tornar público, em tom de nota de agradecimento, o quão grato estou pelo voto de confiança -- tendo por isso me sido dada a oportunidade de ser o tutor nesta atividade -- a atenção que foi dada às necessidades de cada aluno que participou no evento e a preocupação demostrada em que tudo o que fosse feito tivesse o maior nível de qualidade possível. Devo-o à organização da Business Week Setúbal 2016 e, principalmente, à Professora Teresa Costa, a responsável, pela excelência com que tudo foi planeado ao detalhe. Espero que a semana tenha sido tão supreendente para si e que tenha superado as suas expetativas, tal e qual como aconteceu comigo. Agradeço-lhe e bem haja!

Agradeço aos professores das Escolas que nos visitaram pela simpatia demonstrada e pela forma como nos fizeram sentir partes integrantes e fundamentais de um projeto como este.

Aos colegas, portugueses e estrangeiros, desejo-vos sorte no vosso futuro e agradeço-vos pela boa disposição e pela forma como foram emocionalmente inteligentes a gerir as vossas equipas. Estou certo que essa forma de trabalhar irá ser uma mais-valia na vida profissional de cada um de vós. A vocês, também, um até um dia!

 

Deixo-vos alguns testemunhos sobre como desempenhei esta função que escolhi abraçar durante cinco dias e algumas fotografias que representam a minha atuação durante esta semana.

 

Testemunhos:

 

O desempenho do Diogo na Business Week foi excelente. O seu entusiamo, disponibilidade e proatividade foram notórios.

O Diogo é um jovem pronto a abraçar novos projetos, bom colega e bom estudante com um comportamento muito assertivo que o ajuda a responder a novos desafios.

Responsável, bem disposto, bem formado teve um desempenho que me deixou muito contente pela escolha que fiz ao selecioná-lo para tutor. Respondeu as minhas expetativas. Parabéns Diogo!

Teresa Costa, Professora (organizadora), Portugal

 

O Diogo é um excelente profissional e a prova disso foi inclusive um dos estudantes da Alemanha ter achado que o mesmo era um dos nossos professores. De realçar também que o Diogo é uma pessoa com uma capacidade incrível para se adaptar as situações e  assumir uma postura de liderança… sim liderança. O Diogo é o primeiro a "arregaçar as mangas" e dizer "vamos a isto". A sua boa disposição, a forma como consegue gerir as suas emoções e o seu ar sempre bem disposto foi como um porto seguro para todos nós. 

Esta semana pôs-nos à prova: tivemos de gerir as nossas emoções e principalmente sair da nossa zona de conforto e muitas vezes quando as coisas apertavam lembro-me de observarmos o Diogo com o seu ar calmo e simpático e isso de certa forma ajudar-nos a ultrapassar.

Sara Almeida, team leader, Portugal

 

Falaste num nível muito profissional. Sabias do que falavas e quando falámos sobre o meu projeto pessoal mostraste-te interessado, isso só mostra que querias aprender alguma coisa comigo também. Andaste pelos grupos e tentaste ajudá-los e isso mostra que sabias o que estavas a fazer. Quero agradecer-te por tudo. Fico contente por ter tido esta experiência [tradução do inglês].

Aleksandar Patkovic, Países Baixos

 

A prestação do Diogo como tutor na Business Week foi fantástica. Para ser sincera, acho que não poderiam ter escolhido melhor tutor. O Diogo encontrava-se sempre pronto a ajudar no decorrer da atividade, o que nos valeu a todos de muito, pois, o Diogo passou grande parte do seu tempo a esclarecer dúvidas, ajudar nas ideias que iam surgindo, a orientar o trabalho... Também posso dizer que a interação tutor-grupos foi excelente. Não é todos os dias que se encontra um tutor tão interativo e dinâmico. Tenho a dizer que foi um enorme prazer trabalhar com o Diogo, e sortudos serão aqueles que trabalharão com ele no futuro.

Catarina Alexandra, Portugal

 

Fotografias:

first day as tutor.jpg

 Primeiro dia de trabalho.

 

coffeebreak.jpg

Country Picnic - Momento onde os estudantes e professores podem conversar e provar iguarias dos paises a participar.

 

group hotel lautau.jpg

 O grupo de estudantes pronto para mais um dia de empreendedorismo.

 

full group quinta alcube.jpg

 O grupo completo, durante a visita à Quinta do Alcube. 

 

jantar gala.jpeg

 Sara comigo à chegada do Jantar de Gala. É minha amiga, colega de curso, faz parte do meu peer group e, na atividade, foi uma das magníficas team leaders.

 

group with prof teresa casa baia.jpg

Nesta foto, o grupo de estudantes e a Professora Teresa Costa, organizadora, no final da Business Week.

 

Este artigo não foi escrito a pedido da Direção da minha Escola Superior.

 

 __

*. Hochschule Kaiserslautern University of Applied Sciences (Alemanha), UC Leuven VZW - Management Technology (Bélgica), a IUT de Saint-Denis (França), Vysoká škola polytechnická Jihlava (República Checa), Rotterdam University of Applied Sciences (Países Baixos), Escola Superior de Ciências Empresariais (Portugal).

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.