Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diogo Limão

Coaching & Recursos Humanos

"Piper", a nova curta-metragem da Pixar

 

"Piper" é uma nova curta-metragem da Pixar que mostra a jornada de uma jovem ave maçarico na busca de alimento, mostrando, também, as peripécias que esta cria passa até descobrir a forma verdadeiramente eficiente para retirar a comida que está debaixo da areia.

 

A Pixar nunca desilude nas curtas. Para mim, este video não existe apenas para retirarmos umas gargalhadas. Podemos ir um bocado mais fundo e pensar o que poderá, hipoteticamente, estar aqui a ser transmitido.

 

Na minha opinião, podemos retirar algumas mensagens úteis para o nosso próprio desenvolvimento pessoal:

 

  1. É a nossa própria resiliência que nos irá conduzir à rutura de realidade que precisamos para encarar o desconhecido como uma oportunidade de crescer e começar a ver a realidade de outra forma.
  2. Essa rutura de realidade e, conseguinte mudança de paradigma, vêm -- por vezes -- de pessoas/situações inesperadas e com as quais nunca tivemos contacto. Relativamente às pessoas, a sua forma de agir diferente pode representar em nós novas ferramentas, com as quais não estavamos familiarizados. Esta cria passou de pequeninas conchas para grandes conchas pela observação de uma espécie diferente (búzios), com formas de estar diferente (são animais aquáticos) e com uma leitura da realidade também diferente (para a mesma adversidade, que é o mar, para os búzios a atitude certa é esconderem-se e não fugir).
  3. Para resultados diferentes, age diferente. A pequena ave ao encarar o problema como um desafio, e utilizando ferramentas diferentes, conseguiu retirar mais alimento, com menos esforço, debaixo da areia.

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.